Acesse e siga meu canal no YouTube

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cão Guia

Essa semana uma situação chamou minha atenção: Vinha eu em plena calçada da Avenida Paulista quando percebi que passava ao meu lado um homem com seu cão guia.
Talvez isso fosse algo normal, mas uma ação do cão fez com que eu prestasse mais atenção nele e em seu dono.
Primeiro de tudo fiquei admirado coma velocidade do homem guiado pelo cão! Ele seguia em passos muito rápidos que eu a principio não acompanhei! Mas a frente consegui ficar lado a lado novamente, pois parei pra atravessar uma rua. Atravessei e  ele ficou, pois o farol estava fechado para pedestres.
Foi aí que veio a minha segunda surpresa: a principio pensei: será que ele não atravessou por que o fluxo maior de pessoas estava parado devido o farol? Percebi novamente ele ao meu lado e comecei a segui-lo com os olhos; De repente ele parou e instanteamente  olhei pra frente e lá meu espanto foi maior: o farol de pedestre estava piscando avisando seu fechamento!
O cão guia sabia o momento certo de parar e seguir, o farol vermelho e verde pra ele também tinha finalidade!
Foi ai que naquele lugar veio o pensamento que quero deixar: Nós quando pequenos somos “adestrados” por nossos pais ou seja eles nos educam a fazer a coisa correta de acordo com o que eles consideram ser corretos; Mas porque nós seres racionais que pensamos e fomos criados a imagem e semelhança de Deus , esquecemos disso com o decorrer da nossa vida? Um cão, ser irracional,  tem a responsabilidade de levar seu dono com segurança por onde ele for, o cão é o seu “ olho” , se o cão falhar pode ser fatal !
E nós quando falhamos? O que pode nos acontecer? O que pode acontecer as pessoas que também são responsabilidades nossa!
Deixo aqui essa reflexão que pra mim serviu de grande lição!

Um comentário:

  1. Essa é uma preocupação que nós, pais, sempre vamos carregar por um bom tempo, até vermos nossos filhos sendo pais também, andando por sua própria conta e risco e... muito bem. Aí, sim, é que vamos conseguir avaliar, em parte, que espécie de pais fomos. Até lá... sempre a dúvida e a insegurança vão nos perseguir, por melhores que os nossos filhos pareçam ser aos olhos de outros. :)
    E garanto: os seus filhos são uns doces! :)

    ResponderExcluir